Quanto custa um iPhone 3GS?

O iPhone 3GS é um smartphone touchscreen, sucessor do tão popular iPhone 3G, e é desenvolvido pela empresa norte-americana Apple. O iPhone 3GS é o representante da terceira geração dos smartphones desenvolvidos pela ‘Maçã’. A sua apresentação oficial ao mercado ocorreu no dia 8 de Junho de 2009 na WWDC( cujo nome correto é Apple WordWide Developers Conference), em São Francisco, na Califórnia.

Em relação ao seu antecessor, o iPhone 3G, este smartphone da Apple apresenta várias melhorias e dentre elas vale destacar a melhoria na performance do aparelho, na sua câmera (que possui resolução melhor e também a capacidade de gravar vídeos),  e o suporte para download HSDPA à 7.2Mbit por segundo.




Seu lançamento oficial para no mercado ocorreu 11 dias após a sua primeira aparição oficial em São Francisco, no dia 19 de Junho de 2009. Nesta data o iPhone 3GS foi somente lançado nos Estados Unidos, Canadá e em mais outros seis países europeus. Uma semana após esse primeiro lançamento, o celular também passou a ser vendido na Austrália e também no Japão.

O controle do smartphone e feito quase por completo através do uso do toque em sua tela multi-toque, salvo apenas à alguns botões, como o botão ‘Home’, ‘Power’ e os de volume. Seu sistema operacional, assim como nos outros produtos da Apple, como o iPad e o iPod Touch, é o iOS.

iPhone 3GS - Frente e Costas Branco e Preto
iPhone 3GS – Preto e Branco

O iPhone 3GS foi um grande sucesso de vendas para Apple e também foi o primeiro dos smartphones da Apple a ser vendido oficialmente no Brasil, o que ajudou a divulgar ainda mais seus telefones por aqui. O iPhone 3GS foi ultrapassado em qualidade pelo seu sucessor, o iPhone 4, que também foi outro grande sucesso da Apple, sendo lançado em Abril de 2010.




Apesar de ainda ser um smartphone bom, o iPhone 3GS, deixou de ser produzido pela Apple em Setembro de 2012, quando a empresa do Vale do Silício introduziu ao mercado o seu novo celular, o iPhone 5, e descontinuou a produção do 3GS.

iPhone 3GS - Preto e Branco Fundo

História do iPhone 3GS

As pre-vendas do iPhone 3GS foram iniciadas no mesmo dia do seu anúncio ao mercado, no dia 8 de Junho de 2009. Mesmo havendo sido lançado ‘apenas’ nos EUA, Canadá, e em mais outros seis países europeus, o iPhone 3GS em seu primeiro final de semana após ter iniciado as vendas emplacou a marca de 1 milhão de vendas. Apesar de ter chegado aos Estados Unidos em Junho de 2009, as vendas no Brasil ( e em vários outros países pelo mundo) se iniciaram apenas em Agosto de 2010.

 



Características

Quando comparado lado a lado com um iPhone 3G, nenhuma diferença pode ser notada em sua parte externa, a não ser os escritos na parte traseira do iPhone 3GS que são na cor prata e reluzentes. Tirando este pequeno detalhe, a parte externa do iPhone 3GS é idêntica a do seu antecessor.

As diferenças entre o iPhone 3G e o 3GS se encontram basicamente na parte interna do aparelho. As novas mudanças vieram através de melhoramento da performance do telefone, de suas velocidades e também de importantes upgrades em softwares. Dentre as mudanças na velocidade do aparelho a principal a ser notada é o acréscimo da letra S ao final do 3G, o que indica a capacidade do smartphone se conectar mais velozmente as redes 3G. Isto acaba por garantir maior velocidade na navegação na web e também no download de arquivos e apps.

Steve Jobs com iPhone 3GS
Steve Jobs com iPhone 3GS

Tela

A tela LCD que compõe o iPhone 3GS foi desenvolvida pela própria Apple, mas no entanto é produzida pela fabricante sul-coroana LG. Esta tela sensível ao toque possui dimensão  de 3,5 polegadas com uma resolução de 480×320 e uma densidade de pixels de 163 pixels por polegada (PPI, pixels per inch). Dentre as melhorias em relação à tela do seu antecessor, se encontra a melhoria nas cores, que são mais vívidas e também na capacidade da tela de não absorver tanta oleosidade dos dedos ou dos ouvidos. É uma tela bastante sensível ao toque e reconhece também o uso simultâneo de vários dedos, mas no entanto, só reconhece toque feitos por dedos sem nenhum acessório, como luvas, etc.

Câmera



A câmera do iPhone 3GS também apresentou melhorias em relação ao iPhone 3G e a sua câmera melhorada é fabricada pela OmniVision. Além de apresentar mais megapixels, a câmera ainda conta com auto-foco, auto controle de claridade(branco), auto macro e também a capacidade de gravar vídeos em VGA.

O aplicativo da Câmera do iPhone 3GS apresenta uma barra (slider) aonde é possível alternar entre tirar fotos e gravar vídeos, com um simples arrastar desta barrinha. Outra característica da câmera é a função auto-foco na qual a tela da app da câmera ao ser clicada começa a focar na região aonde o clique foi realizada.

A camêra do iPhone 3GS ainda apresenta zoom digital de 5x e ainda auto-foco e auto-lock quando uma área específica da tela da câmera é pressionada por alguns instantes. Outra característica interessante é a presença de grandes na tela da app da câmera, que acaba por fornecer grande auxílio para tirar fotografias com melhor posicionamento e foco. Estas grandes, porém, só estão presentes no iOS 5.

Vídeo da análise do iPhone 3GS em Português (de Portugal):

Veja quanto custa um iPhone 3GS:

No Paraguai

Nos EUA

Na Europa

Na Argentina

Na China

Em Hong Kong

 

 

Loading...